SOBRE O SINDPES
O Sindicato dos Psicanalistas do Estado do Espírito Santo – SINDPES – foi fundado no dia 16 de agosto de 2008 por um grupo de Psicanalistas. O primeiro encontro para a sua fundação foi realizado na cidade de Linhares, no Estado do Espírito Santo.
Frente à proposta de congregar profissionais Psicanalistas em todo o Estado do Espírito Santo surge o nosso movimento psicanalítico.
Nossa política institucional se consubstancia na seriedade e na competência de nossos membros da diretoria e filiados, dedicados a dignificar a Psicanálise e a clínica analítica em nosso país. A profissão de psicanalista é livre no Brasil, não regulamentada, mas reconhecida como profissão pela CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, código n.º. 2515-50 – Psicanalista – Analista (psicanálise).
Nosso objetivo institucional é o de promover a Psicanálise como instrumento de tratamento de várias doenças que assolam a humanidade, a partir do pensamento freudiano e de demais teorias e escolas, que compondo os conceitos e idéias do pai da psicanálise, estruturam a base do saber psicanalítico.
Com este objetivo, desejamos reunir, de maneira séria e fidedigna, profissionais competentes com alto grau de conhecimento e leitura das teorias analíticas, com adequada prática clínica supervisionada e análise pessoal. Desta forma, estaremos contribuindo para a preservação da teoria psicanalítica e propiciando uma formação coerente a todos aqueles que estiverem aptos e desejosos de conhecer e estudar este grandioso saber.
- Defender os direitos e interesses dos seus sindicalizados
- Oferecer serviços que facilitem o exercício da profissão de psicanalista
- Realizar reuniões, cursos, seminários, simposios e congressos para estudos e debates das questões técnicas ou profissionais, para aprimoramento cultural e profissional de seus filiados
- Editar e promover a divulgação de trabalhos psicanaliticos que tenham relevante valor científico ou técnico
- Promover melhoria e atualização da formação teórica e técnica de seus filiados e muitos outros serviços.